Por telefone, Netanyahu convida rei do Marrocos a visitar Israel

Neste mês, Israel e Marrocos assinaram um acordo de normalização das relações entre os dois países, mediado pelos Estados Unidos.
Sputnik

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o rei Mohammed VI do Marrocos conversaram por telefone, e Netanyahu convidou o monarca para fazer uma visita a Israel, disse o gabinete do primeiro-ministro nesta sexta-feira (25).

A notícia do telefonema chega três dias depois que uma delegação israelense assinou, em Rabat, um acordo de normalização das relações com o Marrocos, mediado pelos Estados Unidos.

"Os líderes se parabenizaram pela renovação dos laços entre os países, pela assinatura do acordo com os EUA e pelo entendimento entre os dois países", disse um comunicado do escritório de Netanyahu, de acordo com a AFP.

Durante a conversa "calorosa e amigável", Mohammed VI destacou "a conexão calorosa" do Marrocos com os judeus que moram no país. Netanyahu, por sua vez, afirmou que "Israel está entusiasmado com a paz entre os países", de acordo com o comunicado.

Por telefone, Netanyahu convida rei do Marrocos a visitar Israel

Israel e Marrocos também devem reabrir escritórios diplomáticos em ambos os países. Marrocos fechou sua embaixada em Tel Aviv em 2000.

O Marrocos tem a maior comunidade judaica da parte norte do continente africano, de cerca de três mil pessoas desta religião, enquanto Israel é o lar de 700 mil judeus de origem marroquina. O Marrocos é o terceiro país árabe a normalizar os laços com Israel em 2020, depois do Bahrein e dos Emirados Árabes Unidos.

Comentar