Marinha russa incorpora novíssima corveta (VÍDEO)

Militares da Marinha russa hastearam a bandeira da força a bordo da corveta Aldar Tsydenzhapov nesta sexta-feira (25) durante sua cerimônia de comissionamento.
Sputnik

Após uma série de testes no mar, a corveta do projeto 20380, designada para a Frota do Pacífico da Rússia, foi comissionada.

Oriundo do Estaleiro de Construção Naval de Amur, o navio foi transportado em doca flutuante a Vladivostok, cidade que sedia a Frota do Pacífico, ainda em julho deste ano.

Após o hasteamento da bandeira da Marinha russa, a tripulação da embarcação foi saudada pelo comandante da Frota do Pacífico, almirante Sergei Avakyants.

O navio foi nomeado em homenagem ao marinheiro Aldar Tsydenzhapov, o qual morreu após ato heroico que salvou cerca de 300 militares a bordo do destróier Bystry em setembro de 2010.

Marinha russa incorpora novíssima corveta (VÍDEO)

Na ocasião, um incêndio se deu após um curto-circuito no sistema elétrico do navio ocorrer durante vazamento de combustível a partir de um dos canos.

Tsydenzhapov conseguiu conter o vazamento estando entre as chamas, o que impediu uma catástrofe maior com toda a tripulação a bordo.

Dias após o incêndio, o marinheiro veio a falecer em um hospital devido às queimaduras.

Na cerimônia de comissionamento da corveta, os pais do marinheiro, originário de Buriátia, também estiveram presentes.

Características

Designada para a proteção da costa, a corveta é multifuncional e conta com peças de artilharia A-190 e AK-630.

Além disso, o navio também possui um sistema de mísseis antinavio Uran. Sua velocidade máxima é de 27 nós (50 km/h) enquanto a autonomia é de até 4 mil milhas marítimas (cerca de 7,4 mil km). O navio possui um deslocamento de 2,2 mil toneladas.

Comentar