Mineral extraído há mais de 200 anos tem segredo revelado só agora (FOTOS)

O Museu de História Natural de Londres encontrou em sua coleção um mineral erroneamente classificado em 1964, retirado de uma região considerada patrimônio mundial da UNESCO por tais descobertas.
Sputnik

Cientistas descobriram um mineral na Cornualha, no sudoeste do Reino Unido, e em seguida o batizaram de kernowita, em homenagem a região onde foi redescoberto, que também é conhecida como Kernow, relata a emissora Sky News.

A equipe do Museu de História Natural de Londres examinou a pedra minada por volta do ano 1800, e que estava na coleção da organização desde 1964, tendo sido originalmente classificada como mineral de liroconita, de cor azul, que também é encontrado no condado local de Cornualha, Inglaterra.

Mineral extraído há mais de 200 anos tem segredo revelado só agora (FOTOS)

Resta apenas outro exemplar, pertencente a uma coleção privada, desse mineral de cor verde escura.

"A liroconita é este lindo mineral azul brilhante que vem de Cornualha, e eu estava tentando entender porque sua cor varia do azul-turquesa até o verde esmeralda escuro", comentou Mike Rumsey, que chefiou a pesquisa.

"Acontece que as amostras verdes mais escuras são diferentes quimicamente das azuis para que nós, como mineralogistas, as definíssemos como uma nova espécie."

Mineral extraído há mais de 200 anos tem segredo revelado só agora (FOTOS)

O curador do museu expressou satisfação pela redescoberta.

"O fato de que esta amostra foi preservada em um museu significa que podemos fazer este tipo de pesquisa, porque nunca mais poderemos voltar e coletar", comentou Rumsey.

"Portanto, a descoberta de um novo mineral de Cornualha, particularmente aquele relacionado com o mineral mais famoso das regiões, é realmente bastante surpreendente."

Cornualha é "patrimônio mundial da UNESCO, conhecida em todo o mundo como um lugar onde novos minerais foram encontrados", diz a mídia.

Cerca de 100 diferentes minerais são descobertos todos os anos, indica a Sky News.

Comentar