Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 24 de dezembro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta quinta-feira (24), marcada pela declaração de Trump de que orçamento de Defesa dos EUA seria "presente" para Rússia e China, pela candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara e pela dissolução do parlamento israelense.
Sputnik

Brasil pode atingir 190 mil mortos no dia de Natal

Nesta quarta-feira (23), o Brasil confirmou mais 979 mortes e 46.657 casos de COVID-19, totalizando 189.264 óbitos e 7.366.677 diagnósticos da doença, informou consórcio entre veículos de imprensa e secretarias estaduais de saúde. Neste ritmo, o país pode atingir a marca de 190 mil mortos no dia do Natal. Para tentar frear a chegada da variante mais transmissível do novo coronavírus, o governo federal proibiu voos e a entrada de passageiros provenientes do Reino Unido a partir desta sexta-feira (25), seguindo medidas similares adotadas por cerca de 40 países no início desta semana.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 24 de dezembro

Maia anuncia Baleira Rossi como candidato à presidência da Câmara

Nesta quarta-feira (23), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) para disputar a presidência da casa em fevereiro de 2021. Presidente do MDB, Baleia Rossi lidera bloco de 11 partidos, que reúne agremiações como o DEM, PSDB e PT. "O que nos une, neste momento, é a defesa intransigente da nossa democracia. Do nosso Estado democrático de direito, das liberdades, do respeito às minorias", disse Rossi durante pronunciamento. Anteriormente, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia decidido pela impossibilidade de recondução de Rodrigo Maia para a presidência da casa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 24 de dezembro

Trump veta orçamento de defesa dos EUA

Nesta quarta-feira (23), o presidente dos EUA, Donald Trump, vetou orçamento de Defesa alegando que o projeto seria um "presente" para China e Rússia. O orçamento, que prevê gastos de US$ 740 bilhões (cerca de R$ 3 trilhões) para financiar atividades militares em 2021, havia sido aprovado com ampla maioria em ambas as casas do Congresso norte-americano. O presidente se opõe a disposições do orçamento que, segundo ele, dificultariam a redução do número de tropas dos EUA no Afeganistão e na Alemanha.

  • O presidente dos EUA estendeu perdão a mais uma lista de cidadãos norte-americanos, que inclui Charles Kushner, pai de seu cunhado e conselheiro, Jared Kushner. Ele havia sido condenado por evasão fiscal e obstrução de justiça, em 2004. Os perdões estendidos por Trump têm sido alvo de críticas desde o início desta semana, quando o presidente perdoou quatro ex-soldados e funcionários da empresa de segurança Blackwater, condenados pela chacina de 17 civis iraquianos em Bagdá, em 2007. 
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 24 de dezembro

Vacinação nos EUA está em ritmo aquém do esperado

Hospitais norte-americanos enfrentam dificuldades e ritmo da campanha de vacinação fica aquém do esperado, reportou a Reuters. Algumas instituições de saúde estão administrando somente 100 doses de imunizantes por dia, colocando em dúvida a meta estipulada pelo governo federal de 20 milhões de vacinações no primeiro mês. Especialistas apontam que a falta de transparência na determinação de quem pode receber a vacina, de mão de obra especializada e dificuldades logísticas estariam desacelerando a campanha nacional.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 24 de dezembro

Parlamento israelense é dissolvido e novas eleições são convocadas

O Parlamento israelense foi dissolvido nesta quarta-feira (24), após coalisão liderada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não conseguir aprovar orçamento federal de 2021. Novas eleições foram convocadas para o dia 23 de março de 2021, o quarto pleito em menos de dois anos. Israel vinha sendo dirigido por um governo de coalizão formado pelo partido de Netanyahu, Likud, e pela agremiação Azul e Branco, liderada pelo seu rival e atual ministro da Defesa, Benny Gantz. Enfraquecido, o partido de Gantz deve conquistar poucas cadeiras no parlamento, informou a AFP. Netanyahu deve enfrentar a oposição do partido de extrema-direita Nova Esperança, fortalecido pela recente adesão de seu ex-aliado, Gideon Saar, às suas fileiras. Aos 71 anos de idade, Benjamin Netanyahu ocupou o cargo de premiê pela primeira vez entre 1996 e 1999, e se mantém no posto desde 2009.

Comentar