Cientistas revelam estrutura de blazar 'no passado' (FOTO)

O PSO J0309+27 é uma galáxia com buraco negro supermassivo no núcleo, cuja idade atual, se não desapareceu, seria de 12,8 bilhões de anos, mas que nos surgiu quando tinha menos de um bilhão de anos.
Sputnik

Cientistas da Universidade de Bolonha, Itália, examinaram com maior detalhe um blazar encontrado em 2019, e assim, descobriram mais informações sobre sua natureza.

Cientistas revelam estrutura de blazar 'no passado' (FOTO)

Blazares são galáxias com jatos compostos por matéria ionizada, apontados na direção de observadores terrestres.

O PSO J0309+27, descrito no estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, foi visto com os telescópios VLA e o VLBA em abril e maio de 2020, por uma equipe dirigida pela astrofísica Cristiana Spingola.

As observações revelaram que a emissão de rádio mais brilhante vem do núcleo da galáxia, um buraco negro supermassivo, no canto inferior direito do jato, que se estende por 1.600 anos-luz em direção ao canto superior esquerdo.

O corpo celeste é o mais brilhante blazar emissor de rádio já visto a tal distância, e também o segundo maior blazar emissor de raios X. Está localizado a 12,8 bilhões de anos-luz e sua aparência vista da Terra corresponde a uma idade de menos de um bilhão de anos, ou pouco mais de sete por cento de sua idade atual.

Apesar de tudo, os cientistas ainda têm algumas dúvidas de que se trata de um blazar, e por isso, apontam ser necessário maior investigação sobre o PSO J0309+27.

Comentar