Cientista revela capacidades da embarcação russa apelidada pela mídia dos EUA de 'navio mais feio'

Na semana passada um estaleiro naval de São Petersburgo lançou à água uma nova estação científica flutuante autopropulsada destinada para o uso no Ártico.
Sputnik

A embarcação, cujo nome é Severny Polyus (Polo Norte em português), causou uma certa agitação entre alguns observadores ocidentais devido a sua aparência incomum.

O objetivo da nova plataforma científica autopropulsada e resistente ao gelo é proporcionar um reduto móvel e confiável para os cientistas que trabalham no Ártico, e não para ganhar quaisquer concursos de beleza, disse à Sputnik Aleksandr Makarov, diretor do Instituto de Pesquisa do Ártico e Antártica.

Recentemente, um artigo publicado pelo portal Warzone sobre Severny Polyus, o navio do projeto 00903 lançado em 18 de dezembro, elogiou o design da plataforma em forma de ovo projetado para otimizar a resistência e autonomia, porém para descrevê-lo a notícia saiu com o seguinte título: "Nova embarcação de pesquisa ártica da Rússia de grande autonomia pode ser o navio mais feio que vimos".

"A forma incomum da plataforma autopropulsada resistente ao gelo não é necessária por uma questão de design. A maior parte do tempo o navio estará no gelo, e graças ao costado arredondado o gelo não vai esmagá-lo, mas sim espremê-lo para a superfície", explicou Makarov.

"O principal é que a nossa plataforma, devido a suas características, será capaz de proporcionar aos exploradores polares um ambiente de trabalho confortável em condições adversas", acrescentou.

O acadêmico revelou que o design da embarcação polar russa foi inspirado no Fram, uma escuna norueguesa usada em expedições no Ártico e na Antártica por famosos exploradores noruegueses no final do século XIX e início do século XX.

Cientista revela capacidades da embarcação russa apelidada pela mídia dos EUA de 'navio mais feio'

"A propósito, por causa da forma estranha de seu casco também chamaram nomes ao Fram, mas agora ele é um navio lendário que participou das três expedições mais importantes do século. Prevemos que a nossa plataforma tenha uma carreira não menos brilhante", ressaltou Makarov.

A plataforma desempenhará várias tarefas, incluindo realização no Ártico de observações oceanográficas, acústicas, geofísicas e geológicas. Será capaz de ficar à deriva e se mover no gelo de maneira independente a uma velocidade de até dez nós, e terá combustível suficiente para lhe permitir permanecer em operação autônoma por até dois anos de cada vez.

Além disso, a embarcação incluirá um moderno laboratório, instalações de comunicação e uma área de pouso para helicópteros Mi-8 e Mi-38. O navio tem 83,1 m de comprimento, 22,5 m de boca e um deslocamento de cerca de 10.400 toneladas. A construção da plataforma se iniciou em abril de 2019 e deverá ser concluída em 2022.

Segundo Makarov, muitos cientistas estrangeiros já manifestaram interesse em participar de futuras expedições a bordo de Severny Polyus.

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