Suíça inicia vacinação contra a COVID-19: senhora de 90 anos é a 1ª imunizada no país

A imunização teve início com a vacina da Pfizer, e o país já encomendou 15 milhões de injeções, de três laboratórios diferentes: além da Pfizer/BioNTech, também da Moderna e AstraZeneca.
Sputnik

Uma senhora de 90 anos tornou-se nesta quarta-feira (23), em Lucerna, a primeira pessoa vacinada contra o novo coronavírus na Suíça. Ela vive em uma casa de repouso, e seu nome não foi divulgado.

Esta foi a primeira das 107 mil injeções da Pfizer que serão administradas nos cidadãos suíços ao longo das próximas semanas. Nesta primeira fase de imunização, a Suíça vai vacinar os mais vulneráveis, incluindo idosos com mais de 75 anos e pessoas com problemas de saúde.

"Os residentes de casas de repouso serão os primeiros a receber as vacinas", disse em comunicado o governo de Lucerna, segundo a Reuters.

A Suíça foi o primeiro país do mundo a aprovar uma vacina contra a COVID-19 sob procedimento padrão – e não para uso emergencial. O imunizante aprovado foi o da Pfizer.

Suíça inicia vacinação contra a COVID-19: senhora de 90 anos é a 1ª imunizada no país

A Suíça adota um sistema descentralizado de governo e deixou a cargo de cada um de seus cantões o desenvolvimento de planos de vacinação para os 8,6 milhões de habitantes do país.

Foram reservados 400 milhões de francos suíços (2,3 bilhões de reais) para a compra de vacinas contra a COVID-19. Ao todo, o país já encomendou 15 milhões de doses de vacina, de três laboratórios diferentes: da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da AstraZeneca.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, a pandemia de COVID-19 já infectou 423.299 pessoas na Suíça e causou 6.975 mortes no país.

Comentar