Flechas da Idade da Pedra feitas com ossos humanos e pontas farpadas são achadas na Holanda (FOTOS)

Artefatos foram usados em Doggerland, uma região agora submersa do norte da Europa. Acredita-se que os objetos foram tirados de grandes caçadores para canalizar suas proezas.
Sputnik

Pontas de flechas da Idade da Pedra feitas de ossos humanos foram descobertas na Holanda. De acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports, caçadores antigos eram seletivos quanto ao esqueleto que eles usavam, selecionando os restos mortais de caçadores cujas proezas de caça eles esperavam invocar.

Cientistas acabam de descobrir o que esses artefatos farpados de uma terra desaparecida realmente são

Milhares de anos atrás, os níveis do mar eram consideravelmente mais baixos e o Reino Unido estava conectado ao continente europeu por uma vasta área chamada Doggerland. As pontas farpadas feitas de osso agora encontradas teriam sido confeccionadas e usadas em Doggerland de sete mil a 11 mil anos atrás.

Flechas da Idade da Pedra feitas com ossos humanos e pontas farpadas são achadas na Holanda (FOTOS)

"Temos certeza de que são pontas de projéteis. Foram afiados. Mostram o desgaste do uso", afirma Joannes Dekker, principal autor do estudo, citado pelo portal New Scientist. Dekker ressalta que as pontas farpadas, que adornam flechas e lanças, indicam sinais de uso ativo como armas ou ferramentas, não como itens cerimoniais.

Armas com feitas com ossos humanos

Uma análise de nove dessas pontas mostrou que sete eram feitas de chifres e ossos de veado, mas dois eram compostas de ossos humanos. Os pesquisadores afirmam que o uso proeminente de ossos de veado pode simplesmente refletir a disponibilidade da espécie para os antigos caçadores-coletores. Mas o uso de ossos humanos intrigou os cientistas.

Flechas da Idade da Pedra feitas com ossos humanos e pontas farpadas são achadas na Holanda (FOTOS)
"Ossos humanos normalmente compõem apenas uma fração minúscula da quantidade total de ossos disponíveis para os caçadores-coletores [...]. Portanto, é razoável supor que a seleção oportunista para ossos humanos seja altamente improvável", explica Dekker.

Os pesquisadores levantam a hipótese de que o uso de ossos humanos pode ter servido a propósitos ritualísticos, representando uma espécie de prática mortuária, onde "restos humanos são transformados em armas".

Comentar