Força Aeroespacial russa recebe 5 bombardeiros estratégicos modernizados Tu-95 em 2020

As forças russas de dissuasão nuclear foram atualizadas com novos equipamentos, além de prorrogarem a vida útil destas plataformas aéreas portadoras de mísseis nucleares.
Sputnik

Nesta segunda-feira (21), o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, informou que a Força Aeroespacial do país recebeu em 2020 cinco bombardeiros estratégicos modernizados Tu-95MS.

O Ministério da Defesa russo assinalou que as aeronaves modernizadas contarão com maior precisão de navegação, maior prazo de exploração e características aperfeiçoadas de decolagem e pouso do bombardeiro.

O Tupolev Tu-95, denominado Bear (Urso) na designação da OTAN, é um bombardeiro estratégico de longo alcance portador de mísseis, soviético e russo, movido a turboélice.

Força Aeroespacial russa recebe 5 bombardeiros estratégicos modernizados Tu-95 em 2020

Sua versão Tu-95MS, equipada com mísseis de cruzeiro convencionais ou nucleares, é um dos principais alicerces da força de bombardeiros estratégicos da Rússia, que planeja mantê-los operacionais até pelo menos 2040.

O presidente russo, por sua vez, declarou que em meados de dezembro de 2020 a quantidade de modernos equipamentos militares avançados nas forças russas soma mais de 70%, enquanto nas forças nucleares eles já são 86%.

Além da Força Aeroespacial russa, a frota da Marinha recebeu neste ano 29 submarinos, navios de superfície e lanchas.

Comentar