COVID-19: 9 em cada 10 pessoas mantêm anticorpos 6 meses depois de contrair doença, diz estudo

Pesquisadores determinaram por quanto tempo os anticorpos podem persistir no corpo de pessoas recuperadas. Os cientistas caracterizaram resultados da nova pesquisa como "encorajadores".
Sputnik

A esmagadora maioria de infectados pelo coronavírus mantêm anticorpos contra a doença por seis meses, em média, depois de se recuperarem, revelaram médicos do Instituto de Saúde e Bem-Estar da Finlândia (THL, na sigla em finlandês). Quanto mais grave era a forma da doença, mais anticorpos tinha o paciente.

Os pesquisadores estudaram amostras de 867 pessoas que se recuperaram da COVID-19. O objetivo de estudo era determinar por quanto tempo os anticorpos podem persistir no corpo de pessoas recuperadas.

Os pesquisadores finlandeses descobriram que 792 delas, 91,3%, tinham anticorpos seis meses depois. Os próprios cientistas caracterizaram esses resultados como "encorajadores".

"O fato de que anticorpos persistam durante tanto tempo em uma proporção tão grande dos infectados é uma descoberta encorajadora, e a descoberta de anticorpos neutralizantes pode significar uma proteção mais duradoura", indicou o médico Merit Melin, citado no comunicado do THL emitido na sexta-feira (18).

Por sua vez, Arto Palmu, colega de Melin, destacou que a descoberta "aumenta o optimismo também sobre a proteção a longo prazo que oferecem as vacinas".

O Brasil já registrou 7.162.978 casos, 185.650 mortes e 6.322.955 pacientes recuperados da COVID-19. No mundo há 75.736.362 casos confirmados, 1.675.963 óbitos e 42.721.640 pacientes recuperados do coronavírus.

Comentar