Pentágono não consegue rastrear bilhões de dólares perdidos em armas no Afeganistão

O Departamento de Defesa dos EUA perdeu milhões de dólares em equipamentos militares fornecidos ao Exército afegão, e não tem um mecanismo eficaz para recuperá-las.
Sputnik

"O Sigar [Inspetor Geral Especial dos EUA para Reconstrução do Afeganistão] encontrou que o CSTC-A [Comando de Transição de Segurança Combinado – Afeganistão] criou um inventário de apenas 40% dos artigos aplicáveis durante o período de 365 dias desde maio de 2019 até abril de 2020", segundo comunicado.

Pentágono não consegue rastrear bilhões de dólares perdidos em armas no Afeganistão

Além disso, foi observado que o comando não havia relacionado ao menos 678 dos 12.681 equipamentos ativos sujeitos a melhorias de monitoramento de uso final desde o início do ano fiscal de 2017.

"Segundo funcionários do CSTC-A, o comando nunca cumpriu com seu requisito do inventário de 100% e é pouco provável que cumpra, já que a situação de segurança no Afeganistão impede que sejam realizados alguns inventários", adiciona.

Sem os inventários requeridos de aproximadamente 60% dos artigos transferidos, onde se encontram os mais sensíveis de todos os equipamentos da defesa enviados ao governo afegão, o comando carece de uma recontagem completa dos elementos em uso pelas Forças de Segurança e Defesa Nacional afegãs.

Comentar