Governo Trump adicionará dezenas de empresas chinesas em lista negra, incluindo SMIC, diz mídia

Espera-se que os EUA adicionem cerca de 80 empresas em lista negra. Relações entre Pequim e Washington se deterioraram nos últimos anos em meio a guerras tarifárias e repressão às empresas de chinesas.
Sputnik

Washington planeja adicionar cerca de 80 empresas, muitas chinesas, em lista negra ainda nesta sexta-feira (18), o que significa que fornecedores norte-americanos terão de obter uma licença especial do Departamento de Comércio dos EUA antes de iniciar a cooperação com as empresas listadas, relata a agência Reuters.

A maior fabricante de chips da China, a Corporação Internacional de Fabricação de Semicondutores (SMIC, na sigla em inglês), estará na lista, garante a mídia. Segundo os EUA, as empresas listadas estão ligadas aos militares chineses ou estão envolvidas em alegadas violações dos direitos humanos.

Governo Trump adicionará dezenas de empresas chinesas em lista negra, incluindo SMIC, diz mídia

'Repressão injustificada'

Pequim afirmou que responderá tomando todas as medidas necessárias para proteger os interesses legítimos das empresas chinesas e pediu a Washington que suspenda a "repressão injustificada" contra as empresas.

Anteriormente, os EUA incluíram cerca de 275 empresas baseadas na China e suas afiliadas na lista, incluindo Huawei, ZTE Corp e a fabricante de câmeras de vigilância Hikvision.

A SMIC já foi alvo do Departamento de Defesa norte-americano, que etiquetou a empresa como sendo controlada pelo Exército chinês e proibiu os investidores dos EUA de comprar ações da fabricante de chips. A SMIC negou repetidamente a acusação de cooperar com os militares chineses.

As relações entre Pequim e Washington se deterioraram nos últimos anos em meio a guerras tarifárias e uma repressão às empresas de tecnologia chinesas pelo governo Trump. Os EUA acusaram muitas das empresas de contornar as sanções, enquanto a China diz que Washington está tentando suprimir os negócios estrangeiros pela força.

Comentar