Cientistas atônitos trazem à tona fenômeno peculiar em Netuno nunca visto antes (FOTO)

Pesquisadores encontraram no planeta gasoso um tipo de tempestade de vórtice nunca visto antes, no qual ela não aparece em uma zona específica e altera de direção antes de desaparecer.
Sputnik

O planeta Netuno tem um vórtice que muda de direção, descobriram cientistas em estudo, cuja pesquisa foi revelada na União Geofísica Americana de outono de 2020.

A tempestade de vórtice, chamada NDS-2018, e descoberta pelo Telescópio Espacial Hubble, como o nome indica, em 2018, foi a sexta desde 1989, quando a sonda Voyager 2 detectou pela primeira vez tempestades no planeta gasoso. Na época, ela media 11.000 quilômetros.

No entanto, ao contrário das anteriores, que apareciam entre os polos e o equador e se deslocavam para o último antes de desaparecerem gradualmente, em um fenômeno chamado efeito Coriolis, esta tempestade teve um comportamento diferente.

Observações realizadas em janeiro de 2020, demonstraram o surgimento de uma nova mancha escura, chamada Dark Spot Jr., com comprimento de 6.275 quilômetros, ao mesmo tempo que a NDS-2018 agora tinha 7.400 quilômetros.

Cientistas atônitos trazem à tona fenômeno peculiar em Netuno nunca visto antes (FOTO)

Mais tarde, em agosto de 2020, a Dark Spot Jr. tinha desaparecido, segundo novas observações. Por sua vez, a NDS-2018 voltou a se dirigir ao norte.

"Foi realmente emocionante ver esta agir como deveria, e de repente, ela simplesmente para e vira para trás", disse o cientista planetário Michael Wong, da Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA, e autor principal do estudo.

"Isso foi surpreendente".

De acordo com as simulações feitas, embora a mecânica por trás do fenômeno não esteja clara, o evento pode estar relacionado com a presença da Dark Spot Jr. que estava perto do lado da NDS-2018, localizada próximo ao equador.

Comentar