Notícias do Brasil

Brasil prevê receber 24,7 milhões de vacinas em janeiro, diz Pazuello

Segundo o ministro da Saúde, o país espera receber, até março, 93,4 milhões de injeções. Após o anúncio, Pazuello disse que o Brasil está "em uma vanguarda" quanto à vacinação contra a COVID-19.
Sputnik

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta quinta-feira (17) a previsão de que o Brasil deve receber 24,7 milhões de vacinas contra a COVID-19 no mês de janeiro. Segundo o ministro, são três os imunizantes previstos nesta entrega: da AstraZeneca, da Sinovac e da Pfizer.

Para fevereiro, são previstas mais 37,3 milhões de vacinas. Para março, outras 31 milhões de doses. No total, o Brasil espera receber 93,4 milhões de injeções nos primeiros três meses de 2021.

A previsão foi anunciada em sessão do Senado realizada pela Internet para debater o plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus.

"A data exata é o mês de janeiro. [...] Isso tudo dependendo do registro da Anvisa. Se somarmos esses números, vamos ter 24,7 milhões de doses em janeiro. Isso é daqui a 30 dias. Janeiro, aqui, eu falo meio de janeiro", disse Pazuello, em sessão que foi transmitida pelo YouTube.

Pazuello especificou o número de doses de cada fabricante para os meses de janeiro e fevereiro. Em janeiro, são esperadas 500 mil doses de vacinas da Pfizer, nove milhões da Sinovac (produzidas pelo Instituto Butantan) e 15 milhões da AstraZeneca. Já em fevereiro, a previsão é de mais 500 mil doses da Pfizer, 22 milhões do Butantan e 15,2 milhões da AstraZeneca.

Brasil prevê receber 24,7 milhões de vacinas em janeiro, diz Pazuello

Na mesma sessão, Pazuello ainda rebateu as críticas que vêm sendo feitas ao Ministério da Saúde e afirmou que o Brasil está "em uma vanguarda" na campanha de vacinação.

"Temos dez fabricantes no consórcio e, no momento em que sair o registro de uma das dez, nós podemos optar pela compra de uma delas e vamos para 42 milhões de doses entregues. Todas essas possibilidades e números [...]. Estamos em uma vanguarda, não estamos sendo atropelados, estamos em uma vanguarda", disse o ministro.

O governo federal anunciou o plano nacional de vacinação contra a COVID-19 nesta quarta-feira (16). Logo após o anúncio, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que Pazuello é um "desastre" no cargo de ministro da Saúde.

Comentar