Notícias do Brasil

Ibope: 35% consideram governo Bolsonaro bom ou ótimo; 33% reprovam gestão do presidente

A mesma pesquisa avaliou a opinião dos entrevistados por área de atuação do governo: em todos os setores, a gestão de Bolsonaro foi reprovada pela maioria da população.
Sputnik

O governo de Jair Bolsonaro tem aprovação de 35% da população brasileira, que consideram a gestão do presidente boa ou ótima. Por outro lado, 33% dos brasileiros avaliaram o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo. Os números são do Ibope, que divulgou nesta quarta-feira (16) uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A mesma pesquisa aponta ainda que 30% consideram o governo Bolsonaro regular. Outros 2% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Em setembro de 2020, o Ibope havia conduzido pesquisa semelhante, também encomendada pela CNI. À época, 40% avaliaram o governo Bolsonaro como bom ou ótimo, enquanto 29% disseram que o governo era ruim ou péssimo.

O Ibope informou que a pesquisa ouviu duas mil pessoas de 126 municípios brasileiros, entre os dias 5 e 8 de dezembro.

A pesquisa avaliou também a confiança dos brasileiros no presidente: 44% dizem confiar em Jair Bolsonaro, enquanto 53% afirmam não confiar e 3% não souberam ou não quiseram responder.

Aprovação por área de governo

A mesma pesquisa mostra ainda a opinião dos brasileiros quanto a alguns setores específicos de gestão do governo federal. Em todos os setores considerados pela pesquisa, mais de 50% da população reprovou a atuação do governo Jair Bosonaro.

A gestão de saúde, por exemplo, tem reprovação de 60% da população. A política de meio ambiente é reprovada por 59%, enquanto os impostos e a taxa de juros têm reprovação de 70% dos entrevistados.

Entre os entrevistados, 63% reprovam o combate à inflação, enquanto o combate ao desemprego é reprovado por 62%. A segurança pública é reprovado por 53%, mesma taxa de reprovação do combate à fome e à pobreza.

Ibope: 35% consideram governo Bolsonaro bom ou ótimo; 33% reprovam gestão do presidente
Comentar