Multimídia

Hubble celebra 30º aniversário: NASA publica fotos do telescópio ainda desconhecidas

Sputnik

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado pela NASA em 24 de abril de 1990, se tornando a primeira de quatro missões de NASA atribuídas a Grandes Observatórios Espaciais.

Sendo um satélite artificial da Terra não tripulado, o telescópio Hubble está participando da atividade cientifica e observando o Universo, principalmente através do registro da radiação infravermelha.

Graças à ausência de influência da atmosfera terrestre, o telescópio possui uma resolução angular 7-10 vezes maior do que seus análogos na Terra.

1 / 10
Foto do Enxame Estelar Globular Caldwell 87 (ou NGC 1261). As observações do Hubble ajudaram os astrônomos a seguir os movimentos dos enxames estelares e a compreender melhor a composição química de estrelas.
2 / 10
Nebulosa Caldwell 68 é uma nuvem interestelar de poeira e gases. A estrela que ilumina a nebulosa é conhecida como uma estrela T Tauri, um tipo de estrela jovem cujo brilho muda ao longo do tempo. Frequentemente tais estrelas têm discos circunstelares, os quais circundam algumas estrelas jovens e que poderiam se desenvolver em sistemas solares muito parecidos com nosso.
3 / 10
Galáxia espiral NGC 4945, com região central em forma de barra, localizada na constelação de Centaurus.
4 / 10
Galáxia elíptica NGC 4697 localizada na constelação de Virgo. Esta pode ser vista de ambos os hemisférios, aparecendo mais alto na primavera para os observadores do Hemisfério Norte e no outono para os observadores no Hemisfério Sul.
5 / 10
Este Enxame Estelar Aberto, Caldwell 82 (ou NGC 6193), abrange 30 estrelas, incluindo duas estrelas de tipo O, as mais maciças e brilhantes estrelas conhecidas. Estrelas de tipo O são muito raras e muito quentes, superando temperatura de 30 mil graus Kelvin (o Sol, por exemplo, tem temperatura de 5.800 graus Kelvin).
6 / 10
Galáxia espiral NGC 3626 com bojo galáctico, isto é, uma região densamente povoada de estrelas que engloba o coração de uma galáxia espiral. A maioria dos bojos galácticos hospedam buracos negros supermassivos.
7 / 10
Visível a olho nu a partir de um local escuro, Caldwell 14 é popularmente conhecido como Duplo Enxame de Perseu. Estes dois enxames abertos, também chamados de NGC 869 e NGC 884, estão lado a lado, a meio caminho entre as estrelas brilhantes das constelações de Perseu e Cassiopeia.
8 / 10
Galáxia NGC 5005 na constelação de Canes Venatici.
9 / 10
Caldwell 66 (ou NGC 5694) foi descoberto por William Herschel em 1784, sendo um dos mais antigos e mais remotos enxames globulares de nossa galáxia.
10 / 10
Caldwell 45 (ou NGC 5248) é uma galáxia espiral localizada na constelação de Bootes, sendo notável pela estrutura anelar em torno de seu núcleo. Estes anéis nucleares caracterizam-se por "pontos quentes" de formação de estrelas, onde as estrelas se formam mais frequentemente do que o normal.
Comentar