Astrônomos descobrem que ciclones polares em Júpiter criam aglomerado em redemoinho (VÍDEO)

O polo norte de Júpiter é uma grande região de ciclones cujo vórtice foi capturado detalhadamente pela sonda Juno. A agência espacial NASA publicou novas imagens do fenômeno.
Sputnik

Dois dos maiores ciclones no polo norte de Júpiter podem ser vistos na nova animação de fotos tiradas pela sonda Juno a cerca de 30 mil quilômetros de altitude do topo das nuvens do planeta. As nuvens exteriores nos ciclones estão girando no sentido anti-horário, enquanto as interiores estão se movendo no sentido horário, o que é "bastante estranho", disse a desenvolvedora da câmera da Juno e cientista sênior do Instituto de Ciência Planetária em Tucson, Arizona (EUA), Candice Hansen em 11 de dezembro na conferência anual da União Americana de Geofísica, citada pela Live Science.

​Ciclones polares em Júpiter criam aglomerado em redemoinho

Segundo a especialista, as diferentes direções de rotação nos ciclones podem ter a ver com sua estrutura vertical. "Pode ser que estas nuvens estejam em níveis diferentes da atmosfera", adicionou a cientista.

O equipamento científico da sonda fornece observações de zonas atmosféricas mais quentes e secas do que as áreas circundantes. Estes pontos quentes da atmosfera de Júpiter provocam descargas elétricas, formando "bolas de cogumelos", isto é, granizo de lamas de amônia e água em altas altitudes, revelaram os especialistas da sonda na reunião, na qual eles também apresentaram as descobertas da sonda mais recentes.

A compreensão dos gigantes gasosos com atmosferas profundas como a de Júpiter exige olhar muito abaixo da camada de nuvens, e a Juno "faz exatamente isso", declarou o pesquisador principal da Juno Scott Bolton.

"As observações da sonda espacial estão lançando luz sobre antigos mistérios e colocam novas perguntas – não somente sobre Júpiter, mas sobre todos os mundos de gigantes gasosos", concluiu ele.

A missão da sonda Juno, lançada em 5 de agosto de 2011, tem coletado dados de Júpiter desde 2016. Recentemente, Juno completou sua 29ª órbita em torno do gigante gasoso, revelando pistas sobre aglomerados de ciclones em Júpiter.

 

Comentar