Putin parabeniza Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos EUA

Nesta terça-feira (15), o presidente russo Vladimir Putin parabenizou o democrata Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos EUA.
Sputnik

Além disso, Putin afirmou estar pronto para cooperação e contatos futuros com o presidente norte-americano eleito Biden.

Uma cooperação entre Rússia e EUA, baseada na reciprocidade e respeito mútuo, corresponderia aos interesses da população de ambos os países, bem como de todo o mundo, afirmou a assessoria de imprensa do Kremlin.

"O presidente da Federação da Rússia, [Vladimir] Putin, enviou um telegrama para parabenizar Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos da América [...]. O presidente russo ressaltou que uma cooperação russo-americana, baseada na reciprocidade e no respeito mútuo, corresponderia ao interesse da população de ambos os países, bem como de todo o mundo", cita comunicado.

O democrata Joe Biden foi eleito após obter 306 votos contra 232 do republicano Donald Trump. Por sua vez, o atual presidente republicano ainda não reconheceu os resultados das eleições.

Putin parabeniza Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos EUA

Os delegados do Colégio Eleitoral enviaram oficialmente seus votos para Washington nesta segunda-feira (14). Para ser eleito, o candidato deve obter maioria absoluta, ou seja, pelo menos 270 votos.

A tentativa de Trump de reverter sua derrota sofreu um grande revés na última sexta-feira (11), quando a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou um processo que buscava impedir que Geórgia, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, cujos votos favoreciam Biden, participassem do Colégio Eleitoral.

Agora os votos devem ser computados e enviados ao Congresso dos EUA para verificação em uma sessão conjunta presidida pelo vice-presidente em exercício, Mike Pence, em 6 de janeiro.

Após a verificação dos votos computados pelo Congresso e alguns trâmites burocráticos, Joe Biden deve assumir o cargo de presidente dos EUA no dia 20 de janeiro.

Comentar