Arqueólogos revelam cruz 'sobrevivente' da Era Viking encontrada no Reino Unido (FOTO)

O artefato de prata foi criado na era anglo-saxã e foi enterrado junto a outros objetos de ouro e prata do final do séc. IX, tendo sido encontrado originalmente em 2014.
Sputnik

Encontrada em 2014 e estudada desde então, finalmente detalhes sobre uma cruz de prata da Idade Média são revelados. A qualidade do objeto indica que deve ter sido encomendada por um clérigo de alto nível ou mesmo um rei, escreve o jornal The Guardian.

Arqueólogos revelam cruz 'sobrevivente' da Era Viking encontrada no Reino Unido (FOTO)

Os quatro braços da cruz contêm os símbolos dos quatro evangelistas que escreveram os Evangelhos do Novo Testamento: São Mateus (homem), Marcos (leão), Lucas (vaca) e João (águia).

De acordo com o dr. Martin Goldberg, curador principal dos Museus Nacionais da Escócia, o objeto representa um trabalho "espetacular" de artesanato anglo-saxão.

"Não há realmente um paralelo. Isso se deve em parte ao período de tempo ao qual as peças pertencem. Imaginamos que muitos tesouros eclesiásticos foram roubados dos mosteiros: é isso que o registro histórico da era Viking nos descreve. Este é um dos sobreviventes. A qualidade da obra é simplesmente incrível. É um verdadeiro privilégio ver isto após 1.000 anos."

O fato de a cruz ter sobrevivido com sua cadeia espiral intricada indica que teria sido usada e suspensa do pescoço.

"Você quase podia imaginar alguém tirando-a do pescoço e enrolando a corrente ao redor dela para enterrá-la no chão. Ela tem esse tipo de toque pessoal."

"A limpeza revelou que a cruz, feita no século IX, [tem] um estilo de decoração anglo-saxônica tardia. Este parece ser o tipo de coisa que seria encomendada aos mais altos níveis da sociedade. Os primeiros filhos eram geralmente reis e senhores, os segundos filhos se tornariam clérigos de alto escalão. É provável que viesse de uma dessas famílias aristocráticas", teoriza.

O objeto foi encontrado pela primeira vez em 2014 durante uma escavação na Escócia em um conjunto de mais de 100 artefatos de ouro e prata da era Viking do final do séc. IX, conhecido como Galloway Hoard, o maior encontrado no Reino Unido e na República da Irlanda. Apesar de tudo, os arqueólogos ainda desconhecem o propósito da existência do acervo, bem como o da cruz, enterrada com os outros objetos.

A exibição dos objetos será realizada a partir de 19 de fevereiro de 2021 no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, Reino Unido.

Comentar