Senado dos EUA mantém venda de 50 caças F-35 para os Emirados Árabes Unidos

Nesta quarta-feira (9), o Senado dos Estados Unidos não aprovou uma medida que bloquearia a venda de 50 caças F-35 para os Emirados Árabes Unidos.
Sputnik

A votação no Senado norte-americano terminou em 47 votos a favor do bloqueio e 49 contra, ficando abaixo da maioria necessária para aprovar a matéria.

No início do dia, o Senado também não conseguiu aprovar uma segunda medida que teria bloqueado ainda a venda de 18 drones do modelo Reaper, também para os Emirados Árabes Unidos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, já havia dito que pretende vetar a legislação que busca bloquear a venda de armas no valor de US$ 23 bilhões (cerca de R$ 119 bilhões) aos Emirados Árabes Unidos.

Senado dos EUA mantém venda de 50 caças F-35 para os Emirados Árabes Unidos

Em outubro deste ano, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, anunciaram por meio de um comunicado oficial que Israel havia retirado suas objeções contra a venda de jatos F-35 pelos EUA aos Emirados Árabes Unidos.

A decisão israelense foi baseada em garantias de que Tel Aviv manteria sua vantagem militar qualitativa no Oriente Médio.

Comentar