Irã está 'desesperadamente' sinalizando desejo de voltar às negociações, diz Pompeo

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, declarou nesta sexta-feira (4) que o Irã estaria sinalizando "desesperadamente" sua disposição de retornar à mesa de negociações para obter o alívio das sanções.
Sputnik

O chefe da diplomacia norte-americana, no entanto, não deu detalhes sobre como Washington responderia a Teerã, caso o país manifestasse o desejo de voltar a negociar acordo nuclear.

"Sabemos que nossa campanha está funcionando porque agora os iranianos estão sinalizando desesperadamente sua disposição de retornar à mesa de negociações para obter alívio das sanções", disse Pompeo em discurso virtual durante a realização do Diálogo de Manama do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês).

As tensões entre Washington e Teerã vêm aumentando desde 2018, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou o acordo nuclear iraniano de 2015 e restaurou duras sanções econômicas para pressionar Teerã a negociar restrições mais rígidas em seu programa nuclear.

​O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, ainda antes das eleições norte-americanas, havia manifestado a intenção de voltar a aderir ao acordo nuclear com o Irã, como ponto de partida para negociações posteriores com o país.

O secretário de Estado acrescentou que, sob a administração do presidente Donald Trump, os Estados Unidos impuseram 77 rodadas de sanções relacionadas ao Irã, visando cerca de 15.000 indivíduos e entidades.

Comentar