Reluzentes pilares de luz surgem no céu noturno no norte da Rússia (VÍDEO)

Este fenômeno ocorre quando na atmosfera há cristais de gelo planos sobre os quais se dispersa a luz. Para que isso aconteça são necessárias condições específicas de temperatura e umidade.
Sputnik

Os habitantes da cidade russa de Tyumen, localizada na Sibéria, testemunharam na noite da segunda-feira (30) pilares de luz no céu noturno. Trata-se de uma ilusão óptica natural que acontece de vez em quando nas latitudes setentrionais durante o inverno.

Maria Smirnova, chefe do observatório do Planetário de São Petersburgo, explicou em entrevista ao jornal russo Argumenty i Fakty que é necessário haver condições climáticas específicas.

"É um fenômeno óptico que ocorre quando na atmosfera aparecem cristais planos de gelo. A luz, por exemplo de faróis, se dispersa sobre eles [cristais], e então se formam estes 'pilares' sobre todas as fontes de luz brilhante", disse.

A cientista acrescentou que geralmente este fenômeno se forma em nuvens do tipo stratus e cirrostratus que se encontram a mais de 8.000 metros de altura, embora em condições específicas, como temperaturas inferiores a -15 °C e umidade adequada, os pilares também podem aparecer nas camadas baixas da atmosfera.

Comentar