Notícias do Brasil

Marinha do Brasil conduz 1º teste de imersão do novo submarino Riachuelo (VÍDEO)

No dia 30 de novembro, o Naval Group divulgou em seu Twitter o primeiro teste de imersão dinâmica com o submarino S40 Riachuelo, que é baseado no submarino francês de classe Scorpène.
Sputnik

O primeiro submarino Scorpène fabricado no Brasil atingiu sua profundidade de manobra com sucesso, indicando o êxito de mais de uma década de cooperação e transferência de tecnologia entre a Marinha do Brasil, a Itaguaí Construções Navais (ICN) e o Naval Group.

O submarino nuclear Riachuelo foi construído no Brasil, fruto de um acordo de defesa e transferência de tecnologia com a França. Apenas Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França, China e Índia têm embarcações deste tipo em suas frotas.

Após o lançamento do S40 Riachuelo ao mar, em dezembro de 2018, a ICN segue trabalhando não só nos testes com o submarino, a fim de entregá-lo para o início das operações por parte da Marinha ainda em 2020, mas também para a construção dos demais três modelos convencionais do modelo Scorpène previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub): o S41 Humaitá, o S42 Tonelero e o S43 Angostura.

O S40 Riachuelo tem um deslocamento de 2.200 toneladas em imersão, 71 metros de comprimento, 61,7 metros de largura, autonomia para 50 dias no mar, profundidade de até 350 metros e capacidade para até 35 tripulantes.

Além do S40 Riachuelo, a Marinha brasileira conta hoje com outros cinco submarinos, sendo um da classe Tikuna, feito no Brasil e concluído em 2008, e outros quatro da classe Tupi, frutos de uma parceria com a Alemanha, o primeiro, feito na Europa, ficou pronto em 1989, e os demais foram montados em solo brasileiro na década seguinte.

Comentar