Rússia anuncia testes de novo tanque anfíbio, único no mundo, e de fuzil de precisão

Os testes finais do novo tanque anfíbio Sprut SDM1 já começaram; os do mais recente fuzil de precisão devem se iniciar no fim deste ano.
Sputnik

Os testes finais do tanque anfíbio Sprut-SDM1, único no mundo, estão decorrendo e devem terminar em 2022.

"Criamos o Sprut-SDM1 principalmente para as Tropas Aerotransportadas da Rússia. O Ministério da Defesa está realizando os ensaios estatais, que terminarão apenas em 2022", comentou Bekkhan Ozdoev, diretor industrial do grupo de empresas militares da corporação russa Rostec.

Os testes do tanque anfíbio Sprut-SDM1 são severos. O veículo será testado no mar e em áreas montanhosas, em diferentes zonas climáticas, com diferentes temperaturas, desde 40 graus abaixo de zero a 40 graus positivos, anunciou Ozdoev.

Rússia anuncia testes de novo tanque anfíbio, único no mundo, e de fuzil de precisão

O tanque anfíbio Sprut-SDM1 será interessante para muitos clientes internacionais, inclusive para a Índia e outros países da Ásia, segundo Ozdoev.

O tanque Sprut-SDM1 é um veículo flutuante blindado de esteira, equipado com sistema de mísseis e artilharia de calibre 125 milímetros, capaz de percorrer 500 quilômetros sem reabastecimento.

Novo fuzil de precisão

Os testes do novo fuzil de precisão Ugolek estão previstos para começar no fim de 2021, anunciou ainda Bekkhan Ozdoev.

Atualmente, o principal rifle de precisão do Exército russo é o SVD, às vezes também é usado o T-5000.

"Agora estão sendo fabricados protótipos de fuzis de precisão Ugolek, que serão enviados para testes preliminares. Planejamos que os ensaios estatais comecem no fim do ano que vem", declarou Ozdoev.

A característica principal do novo fuzil é terem sido usados materiais, componentes e munição exclusivamente de origem nacional, segundo Ozdoev.

Anteriormente, o projetista-chefe de equipamentos militares de proteção individual da empresa TsNIItochMash (faz parte da Rostec), Igor Nekrasov, disse à Sputnik que, como parte do projeto do novo fuzil, está planejada a criação de munição de calibres 308 e 338 da OTAN, além de outros fuzis de precisão e miras.

Comentar