Descobertos na Turquia artefatos do Império Romano na 'cidade de guerreiros heroicos' (FOTO)

Durante escavações arqueológicas na antiga cidade de Kibyra, foram encontradas a cabeça de um busto de mármore de Serápis e uma estatueta de Asclépio, ambos provenientes do Império Romano.
Sputnik

Kibyra é uma cidade popularmente conhecida como a "cidade de guerreiros heroicos e cavalos rápidos". A cidade, que também é um sítio arqueológico, fica localizada na província de Burdur, sudoeste da Turquia. Em 2016, foi inscrita na lista provisória de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Os artefatos denominados de Serápis (divindade helenístico-egípcia da Antiguidade Clássica) e Asclépio (deus da medicina e da cura) foram desenterrados durante as escavações lideradas por Sukru Ozudogru, professor associado na Universidade Burdur Mehmet Akif Ersoy, na Turquia, avança Hurriyet Daily.

A cabeça de mármore foi encontrada durante a remoção de plantas no local da escavação, já o busto de Serápis foi descoberto em 2019.

Descobertos na Turquia artefatos do Império Romano na 'cidade de guerreiros heroicos' (FOTO)

Além deste objeto, também foi desenterrada uma estatueta de Asclépio com aproximadamente 38 centímetros de altura.

O artefato finamente revelado representa um deus vestido, com cabelos cacheados e barba, se apoiando em um bastão envolvido por uma serpente e segurando um ovo com uma das mãos.

Autoridades afirmam que este objeto era importante tanto para a história da arqueologia como para os cultos de Kibyra relacionados com a saúde, uma vez que são muito poucas as representações de Asclépio segurando um ovo.

O artefato que remonta ao período do Império Romano será integrado e exposto em sua forma original após os trabalhos de restauração.

Comentar