Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 25 de novembro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta quarta-feira (25), na qual expira o ultimato da Etiópia sobre as forças tigré, Biden tem acesso aos primeiros relatórios de inteligência da presidência dos EUA e Armênia entrega mais um distrito de Nagorno-Karabakh ao Azerbaijão.
Sputnik

Brasil ultrapassa marca de 170 mil mortos por COVID-19

Na terça-feira (24), o Brasil registrou mais 638 mortes e 33.445 novos casos de COVID-19, totalizando 170.179 óbitos e 6.121.449 diagnósticos da doença. O país apresenta alta no número de óbitos pelo décimo dia seguido, de acordo com dados do consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa. A taxa de transmissão do país encontra-se em 1,30, isto é, cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus a mais 130. As redes privadas de São Paulo e Rio de Janeiro registram aumento na demanda por testes de COVID-19 de 30% e 50%, respectivamente. 

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 25 de novembro

Amapá aguarda MP da isenção da conta de luz

Na terça-feira (24), o governo federal informou que o fornecimento de energia elétrica para o estado do Amapá foi reestabelecido, após três semanas de falhas no serviço. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, declarou que o presidente Jair Bolsonaro deve publicar Medida Provisória (MP) que isenta os moradores do estado de pagamento de conta de energia por um mês. Expectativas de que Bolsonaro assinaria a MP no sábado (21), durante visita a Macapá, não se concretizaram. Mas o ministro Albuquerque garantiu que o documento será assinado "com certeza" até o fim desta semana. 

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 25 de novembro

Polícia prende agente de fiscalização do Carrefour por morte de Beto Freitas

Na terça-feira (24), a Polícia Civil prendeu temporariamente Adriana Alves Dutra, funcionária do Carrefour de Porto Alegre, por envolvimento no assassinato de João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte no estabelecimento, no dia 19 de novembro. De acordo com a polícia, Dutra tinha autoridade sobre os seguranças responsáveis pela morte da vítima por asfixia, e não agiu para impedir o assassinato. "Ela teria o poder de comando sobre os dois seguranças. Por ter posição determinante, a lei contempla como coautora do homicídio", disse a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Vanessa Pitrez. A polícia também investiga se Dutra mentiu em seu primeiro depoimento, no qual afirmou não ter ouvido pedidos de ajuda da vítima e omitiu que um dos agressores fosse funcionário do supermercado. A defesa de Dutra ainda não se manifestou sobre a prisão.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 25 de novembro

Biden apresenta time de política externa e declara: 'A América voltou'

Na terça-feira (24), o provável vencedor das eleições norte-americanas, Joe Biden, apresentou a sua equipe de política externa e segurança nacional, composta por diplomatas e especialistas veteranos. Biden prometeu modificar a atual política internacional dos EUA, dizendo que "a América voltou e está pronta para liderar o mundo". Depois de semanas de hesitação, a Casa Branca autorizou o acesso de Joe Biden aos relatórios diários de inteligência da Presidência da República, informou a emissora CNN.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 25 de novembro

Ultimato da Etiópia às forças tigré expira hoje

Nesta quarta-feira (25), expira o ultimato imposto pelo governo da Etiópia às forças da Frente Popular para a Libertação de Tigré (FPLT). De acordo com Adis Abeba, a FPLT deve se render nesta quarta-feira (25), sob pena de ter a sua capital, Mekelle, invadida pelas Forças Armadas da Etiópia. Na terça-feira (24), o governo etíope informou que a rendição já havia começado. Frente à "potencial ofensiva militar contra a capital" de Tigré, o secretário-geral da ONU pediu que "os líderes da Etiópia façam o possível para proteger civis", informou o porta-voz da organização, Stéphane Dujarric.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 25 de novembro

Armênia entrega 2º distrito ao Azerbaijão, em observância a acordo de paz

Nesta quarta-feira (25), forças do Azerbaijão entraram no segundo dos três distritos que devem ser entregues pela Armênia, em observância ao acordo de paz sobre a zona contestada de Nagorno-Karabakh. "De acordo com declaração trilateral assinada pelos presidentes da República do Azerbaijão, da Rússia e pelo primeiro-ministro da Armênia, unidades militares azeris entraram no distrito de Kalbajar em 25 de novembro", informou o ministério da Defesa de Baku. De acordo com o documento, as regiões de Kalbajar, Agdam e Lachin e a cidade de Shushi, conquistada militarmente pelo Azerbaijão, devem ficar sob o controle de Baku.

Comentar