Notícias do Brasil

STF: 1ª Turma faz maioria para manter Arthur Lira, líder do centrão, como réu

Três dos cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pela manutenção da ação penal por corrupção contra o deputado federal Arthur Lira.
Sputnik

Na decisão do STF na tarde desta terça-feira (24), Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello votaram pela rejeição do recurso da defesa. As informações foram publicadas pelo portal UOL.

O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do processo feito pelo ministro Dias Toffoli. Além de Toffoli, ainda falta votar a ministra Rosa Weber.

O deputado federal Arthur Lira, líder do centrão no Congresso, é apontado como o candidato preferido do presidente Jair Bolsonaro à presidência do Congresso. A eleição para o comando da casa está marcada para fevereiro do ano que vem.

Entenda o caso

Em outubro do ano passado, a primeira turma do STF decidiu receber uma denúncia contra Lira e abrir uma ação penal contra o deputado.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o parlamentar de ter aceitado propina no valor de R$ 106 mil em troca de apoio político para a manutenção no cargo do então presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Francisco Colombo.

Segundo a denúncia, a quantia teria sido entregue em dinheiro vivo por um assessor parlamentar enviado ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a pedido do deputado. A defesa do deputado nega os crimes e aponta "falta de coerência" na acusação.

STF: 1ª Turma faz maioria para manter Arthur Lira, líder do centrão, como réu
Comentar