Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 24 de novembro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais importantes desta terça-feira (24), marcada pela permissão de Trump para que Biden inicie transição, pelo alerta de segunda onda de COVID-19 no Brasil e lançamento bem-sucedido de missão robótica chinesa rumo à Lua.
Sputnik

2ª onda de COVID-19 no Brasil?

Pesquisadores de diversas universidades federais brasileiras divulgaram nota técnica, indicando que o Brasil vive o "início de uma segunda onda de COVID-19". Eles apontam a alta na taxa de transmissão do vírus, as baixas taxas de isolamento social e aumento de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) como indicadores do começo da segunda onda. Na segunda-feira (23), o país registrou mais 344 mortes e 17.585 novos casos de COVID-19, totalizando 169.541 óbitos e 6.088.004 diagnósticos da doença. 

Auxílio emergencial acaba no fim do ano, diz Paulo Guedes

Na segunda-feira (23), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal tem a intenção de terminar os repasses do auxílio emergencial no fim deste ano. "Os fatos são que a doença cedeu bastante e a economia voltou com muita força. Então, do ponto de vista do governo, não existe a prorrogação do auxílio emergencial", disse o ministro em videoconferência promovida por plataformas de investimento. Reconhecendo que há pressão política para a extensão dos repasses, Guedes afirmou que, se o auxílio fosse de R$ 200, poderia ter durado mais.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 24 de novembro

Administração Trump dá luz verde para transição a Biden

Na segunda-feira (23), a administração Trump autorizou o início da transição para a equipe do provável vencedor das eleições norte-americanas, Joe Biden. Apesar do gesto, Trump não reconheceu a derrota, e deve continuar contestando os resultados eleitorais na justiça norte-americana. A decisão veio após Michigan reconhecer oficialmente a vitória do candidato democrata no estado. Joe Biden, por sua vez, segue divulgando novos nomes para seu gabinete presidencial, que deve incluir Jannet Yellen como a primeira mulher a presidir o Banco Central norte-americano.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 24 de novembro

Nova York reabre hospital de campanha para COVID-19

Hospital de campanha localizado na região sul de Nova York deve ser reaberto para lidar com nova alta de casos de COVID-19 na metrópole, informou o canal norte-americano NBC. A chegada do feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA deve piorar a já grave situação epidemiológica do país: cerca de um milhão de passageiros deve realizar viagens interestatais, o maior número desde março deste ano, reportou a agência Reuters. Os EUA são o país mais atingido mundialmente pela COVID-19, com mais de 257 mil mortes e 12 milhões de casos da doença, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, EUA.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 24 de novembro

Forças de Tigré dizem ter 'destruído completamente' divisão mecanizada do exército etíope

Nesta terça-feira (24), as forças rebeldes da Frente Popular para a Libertação de Tigré (FPLT) anunciaram terem "destruído completamente" a 21ª divisão mecanizada do exército etíope. Anteriormente, a Etiópia anunciou ter cercado a capital do estado Tigré, Mekelle, e emitiu ultimato, exigindo a rendição das forças inimigas até quarta-feira (25). Em resposta, o líder tigré afirmou que seu povo estava "pronto para morrer" defendendo a sua terra. O conflito entre as Forças Armadas da Etiópia e a FPLT já gerou deslocamento de mais de 45 mil de pessoas rumo ao Sudão, informou o chefe da agência sudanesa para refugiados, Alsir Khaled, à Sputnik.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 24 de novembro

China lança nave robótica para Lua com sucesso

Nesta terça-feira (24), a China lançou com sucesso a espaçonave robótica Chang'e 5, a partir do centro de lançamento de Wenchang, na ilha chinesa de Hainan. A missão tem o objetivo de coletar amostras de solo lunar. Para o vice-diretor do programa de Exploração Lunar da Administração Espacial Nacional da China, Pei Zhaoyu, a missão permite que Pequim atinja suas metas nos setores de engenharia e pesquisa, mas sempre aderindo aos "objetivos de desenvolvimento pacífico". Se for bem-sucedida, a missão Chang'e 5 será a primeira a coletar amostras da Lua desde a missão robótica conduzida pela União Soviética em 1976.

Comentar