Paquistão acusa Índia de bombardear civis em festa de casamento em Jammu e Caxemira

Vários civis, entre eles algumas crianças, ficaram feridos depois que tropas da Índia bombardearam uma festa de casamento próxima da linha de controle na fronteira com o Paquistão, segundo as Forças Armadas paquistanesas.
Sputnik

A agência ISPR, o braço de mídia e relações públicas das Forças Armadas do Paquistão, escreveu em um comunicado que "11 civis inocentes, entre eles seis mulheres e quatro crianças, ficaram feridos neste domingo [22] quando o Exército da Índia recorreu a uma violação não provocada do cessar-fogo no setor de Khuiratta, ao longo da Linha de Controle [LOC, na sigla em inglês], visando a população civil durante uma cerimônia de casamento na vila de Jigjot, com foguetes e morteiros pesados".

O braço de comunicação das Forças Armadas do Paquistão acrescentou que esses ataques deliberados contra a população civil são um violação do cessar-fogo de 2003 e refletem "a falta de moral, a falta de profissionalismo e o profundo desrespeito aos direitos humanos".

A tensão vem aumentando nas relações entre a Índia e o Paquistão após a deterioração da situação em Jammu e Caxemira em agosto de 2019, quando Nova Deli decidiu privar o território de autonomia e colocá-lo sob controle federal direto.

Índia e Paquistão têm reivindicações conflitantes de soberania regional e travaram três guerras pelo território em disputa, muitas vezes se acusando mutuamente de provocações e violações de cessar-fogo. 

Comentar