Toronto, maior cidade do Canadá, vai entrar em confinamento por pelo menos 28 dias

Isolamento começa nesta segunda-feira (23) e só permitirá eventos sociais com membros da mesma família e reuniões ao ar livre para no máximo dez pessoas.
Sputnik

Toronto, a maior cidade do Canadá com três milhões de habitantes, está sendo fechada por pelo menos 28 dias para limitar a propagação da COVID-19, de acordo com um comunicado desta sexta-feira (20) do escritório do primeiro-ministro da província de Ontário, informou a rede de TV a cabo CNN. O confinamento entrará em vigor na segunda-feira (23) e inclui a região de Peel, parte da área da Grande Toronto.

O primeiro-ministro Doug Ford disse no comunicado à imprensa que os números da COVID-19 estão "aumentando rapidamente em certas regiões", acrescentando que o fechamento protegerá "hospitais, lares de idosos, casas de repouso e todas as pessoas nesta província".

"Não podemos nos dar ao luxo de um isolamento em toda a província, por isso estamos tomando medidas preventivas nesta sexta-feira [20], colocando Toronto e Peel em restrições de nível de confinamento. Precisamos tomar medidas decisivas para deter a propagação deste vírus mortal", disse Ford.

Pelas regras do confinamento, reuniões ou eventos sociais internos em Toronto não serão permitidos, exceto com membros da mesma família, e as reuniões ao ar livre serão limitadas a não mais de dez pessoas.

Os cultos de casamento, funerais e cerimônias religiosas onde o distanciamento físico pode ser mantido dentro ou fora de casa também serão limitados a não mais de dez pessoas.

O varejo será autorizado a operar somente para a coleta ou entrega nas calçadas. Alguns negócios, como mercearias e farmácias, poderão abrir com 50% de sua capacidade.

As escolas e creches permanecerão abertas e o ensino pós-secundário passará para o aprendizado virtual, exceto para treinamentos que só poderão ser ministrados pessoalmente.

Outras partes da província também passarão para níveis mais altos de restrições a partir de segunda-feira (23), de acordo com a liberação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Canadá tem cerca de 311 mil casos da COVID-19 e 11 mil mortos.

Comentar