Erdogan elogia papel da Rússia no processo de paz de Nagorno-Karabakh

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou nesta sábado (21) que os esforços da Rússia e da Turquia ajudaram a interromper os combates em Nagorno-Karabakh.
Sputnik

A Rússia e a Turquia assinaram um memorando sobre um centro de monitoramento de cessar-fogo em 11 de novembro, que abrigará sua "missão conjunta de manutenção da paz", acrescentou o presidente turco.

"Graças aos nossos esforços conjuntos com a Rússia, conseguimos parar o derramamento de sangue em Nagorno-Karabakh e chegar a um acordo que permaneceu indefinido por 30 anos", disse Erdogan.

O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, disse anteriormente que Moscou e Ancara cooperariam em Nagorno-Karabakh por meio de um centro baseado no Azerbaijão, mas negou que haveria uma força conjunta de manutenção da paz.

Erdogan elogia papel da Rússia no processo de paz de Nagorno-Karabakh

A Rússia, Armênia e Azerbaijão assinaram em 10 de novembro uma declaração conjunta sobre a completa interrupção das hostilidades em Nagorno-Karabakh.

De acordo com o documento, a Armênia e o Azerbaijão devem manter suas forças militares nas posições que ocupavam no momento da assinatura do acordo de paz. Além disso, o acordo prevê a troca de prisioneiros entre os lados combatentes e o estabelecimento das forças de paz russas ao longo da linha de contato em Nagorno-Karabakh e no corredor de Lachin, que liga a república não reconhecida à Armênia, entre outras medidas.

Comentar