UNESCO quer enviar missão para preservar patrimônio cultural de Nagorno-Karabakh

Na última quarta-feira (18), a diretora geral da UNESCO, Audrey Azoulay, se reuniu com os representantes de Armênia e Azerbaijão junto à organização.
Sputnik

Azoulay quer enviar uma missão a Nagorno-Karabakh para ajudar a preservar o patrimônio cultural local, conforme informa um comunicado à imprensa feito pela organização nesta sexta-feira (20).

A diretora-geral da UNESCO se reuniu com representantes da Armênia e do Azerbaijão, que no início deste mês concordaram em cessar-fogo após semanas de atividades militares na região de Karabakh.

No comunicado, a UNESCO afirmou que já havia tentado chegar a um acordo com os dois países para enviar missões anteriormente, mas as tentativas foram frustradas.

"Durante essas reuniões, a diretora-geral propôs formalmente o apoio técnico da UNESCO, que não pôde visitar essas zonas até agora, apesar das tentativas anteriores, e que poderia, com o consentimento de todas as partes interessadas, realizar uma missão de campo preliminar, a fim de fazer um inventário dos bens culturais mais significativos, que é pré-requisito para uma proteção efetiva do patrimônio da região", afirma o comunicado.
UNESCO quer enviar missão para preservar patrimônio cultural de Nagorno-Karabakh

Em Nagorno-Karabakh, existem diversas igrejas e monumentos históricos seculares entre eles o monastério de Dadivank, que foi erguido entre os séculos IX e XIII.

Durante a última escalada no conflito em Nagorno-Karabakh, que começou no fim de setembro, as Forças Armadas do Azerbaijão bombardearam as ruínas da antiga cidade armênia de Tigranakert, e atingiriam duas vezes a Catedral de Ghazanchetsots, na cidade de Shusha.

No dia 12 de novembro, o Azerbaijão garantiu que nenhum monumento será danificado depois que o país assumir o controle dos territórios citados no acordo de cessar-fogo.

Comentar