Rússia rechaça novas sanções dos EUA ligadas à Coreia do Norte

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou nesta sexta-feira (20) que Moscou lamenta as novas sanções dos EUA relacionadas à Coreia do Norte que afetam duas empresas russas.
Sputnik

"A decisão das autoridades dos EUA de impor sanções contra duas empresas russas que supostamente empregam trabalhadores norte-coreanos em nosso país é lamentável", disse Zakharova em um comunicado publicado no site da chancelaria russa.

A diplomata destacou que "as restrições contra as empresas são uma medida discriminatória da administração dos Estados Unidos que carece de fundamento".

​Maria Zakharova afirmou que os Estados Unidos apresentam "apenas as suas suspeitas" sem quaisquer provas e censuram a Rússia por violar as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

"Rejeitamos categoricamente essas acusações, condenamos a prática de uso extraterritorial pelos EUA de suas próprias normas legais que contradizem as normas geralmente aceitas do direito internacional", acrescentou.

Na última quinta-feira (19), o Departamento do Tesouro dos EUA comunicou a inclusão das empresas Mokran e Cholsan, situadas na Rússia, na lista de sanções ligadas à Coreia do Norte por "participar, facilitar ou sido responsável pela exportação de trabalho forçado da Coreia do Norte, inclusive para gerar receita para o governo da Coreia do Norte ou para o Partido dos Trabalhadores da Coreia".

Comentar