Descoberto cemitério islâmico do período da conquista muçulmana da península ibérica (FOTO)

Os arqueólogos encontraram um dos mais antigos cemitérios islâmicos já descobertos na Espanha, podendo conter aproximadamente 4.500 sepulturas.
Sputnik

A descoberta ocorreu durante as obras para alargar uma rodovia no município de Tauste, próximo de Zaragoza, no nordeste da Espanha, segundo o The Times. 

Durante as obras, os trabalhadores encontraram diversos esqueletos humanos. Com a ajuda de arqueólogos, no local já foram identificadas mais de 300 sepulturas.

"Descobrimos um dos mais antigos e bem preservados cemitérios muçulmanos na península ibérica", afirmou o arqueólogo Rafael Laborda.

De acordo com as análises, os túmulos escavados remontam ao século VIII, e podem ajudar a compreender melhor a conquista muçulmana da península ibérica, que ocorreu no mesmo período.

400 corpos do período islâmico foram desenterrados em Tauste (Zaragoza). Esta descoberta reescreve a história, já que as cabeças dos mortos estão voltadas para Meca e provam que a presença muçulmana aqui era mais forte do que se pensava.

A descoberta fornecerá aos historiadores um tesouro de novas informações sobre a presença islâmica em toda a península. Uma análise inicial da área mostrou que a população muçulmana era maior do que se pensava anteriormente.

Serão realizadas análises de DNA dos restos humanos encontrados no local para determinar as origens da população.

Comentar