Patriarca armênio agradece a Putin por intervir por seu povo em Nagorno-Karabakh

A máxima autoridade da Igreja Apostólica da Armênia, Karekin II, enviou mensagem ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressando gratidão por ajudar a preservar o patrimônio histórico do povo armênio em Nagorno-Karabakh.
Sputnik
"Gostaríamos de expressar nosso profundo agradecimento ao senhor (Putin) pessoalmente pelas medidas tomadas para preservar o patrimônio histórico do povo armênio — antigos mosteiros, igrejas e monumentos culturais — nos territórios que estão sendo transferidos para o Azerbaijão", diz a mensagem enviada nesta quinta-feira (19) pelo patriarca de todos os armênios.

O documento valoriza os esforços da Rússia e do presidente Putin para o fim das hostilidades, o restabelecimento do regime de cessar-fogo e a conquista de paz e estabilidade na região.

Patriarca armênio agradece a Putin por intervir por seu povo em Nagorno-Karabakh

Karekin II notou, em particular, que graças à chegada das tropas de manutenção da paz russas, a segurança para a realização do culto no famoso mosteiro armênio de Dadivank pode ser garantida.

"Nosso povo sempre se lembrará do importante papel que a Rússia desempenhou em deter o derramamento de sangue na terra de Artsakh (Nagorno-Karabakh) e elevará as orações para que a laica amizade armênio-russa mantenha seu caráter inabalável”, frisou Karekin II .

As hostilidades em Nagorno-Karabakh — que se intensificaram novamente no final de setembro passado e causaram milhares de mortes durante um mês e meio de combates — cessaram no dia 10 de novembro, graças a um cessar-fogo assinado pelos líderes de Armênia, Azerbaijão e Rússia.

Patriarca armênio agradece a Putin por intervir por seu povo em Nagorno-Karabakh

Por acordo entre as partes, a Rússia enviou seus soldados de paz para a zona de conflito, inicialmente por cinco anos. O destacamento deste contingente, de cerca de 2.000 homens, é feito em paralelo com a retirada gradual das forças armênias dos distritos azeris ocupados durante a guerra de 1992-1994.

Comentar