Retorno de distritos de Karabakh para Azerbaijão vem sendo discutido há tempos, diz Putin

O presidente da Rússia Vladimir Putin se pronunciou sobre os conflitos em Nagorno-Karabakh nesta terça-feira (17).
Sputnik
"Falando francamente, o retorno de cinco distritos de Karabakh para o Azerbaijão, e depois mais dois, que estavam sob o controle da Armênia, vem sendo discutido há um longo tempo", disse Putin.

Em sua fala, realizada durante videoconferência para a Cúpula de Chefes de Estados dos BRICS, Putin ressaltou, no entanto, que os debates sobre a transferência de Shusha para o comando azeri são recentes.

"A transferência da cidade de Shusha para o Azerbaijão nunca foi discutida antes. Surgiu durante este conflito", disse Putin.

O presidente russo lembrou ainda que a Armênia não reconheceu a independência autoproclamada de Nagorno-Karabakh, e acrescentou que Baku tentou retomar territórios na região.

Retorno de distritos de Karabakh para Azerbaijão vem sendo discutido há tempos, diz Putin

Ao longo do pronunciamento, Putin afirmou que em outubro convenceu Aliev, presidente do Azerbaijão, a pôr fim às hostilidades em Nagorno-Karabakh, com a condição de que os refugiados retornassem a Shusha – mas que a Armênia se opôs ao acordo.

"Se houver relações normais entre Azerbaijão e Armênia, será possível resolver a situação em Karabakh", disse Putin.

Putin ressaltou que "o mais importante agora" é "a missão de retorno de refugiados em Karabakh, que está confiada às forças de paz da Rússia".

Os conflitos em Nagorno-Karabakh se intensificaram no fim de setembro, quando o Azerbaijão e a Armênia fizeram acusações mútuas de violação de cessar-fogo. Ambos os lados só encerraram definitivamente as hostilidades no dia 9 de novembro, quando assinaram um acordo de paz, mediado pela Rússia.

Comentar