Afeganistão não precisa mais de tropas estrangeiras, diz vice-ministro da Defesa afegão

Após anos de guerra entre o governo afegão e o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países), Cabul afirma que tem recursos suficientes para combater os extremistas.
Sputnik

Em declaração à Sputnik, o vice-ministro da Defesa do Afeganistão, Shah Mahmood Miakhel, disse:

"No passado havia 120.000 tropas estrangeiras no Afeganistão, mas agora temos 400.000/500.000 tropas próprias. Assim, a dependência de forças estrangeiras em termos de recursos humanos diminuiu. As operações que anteriormente eram planejadas por estrangeiros, agora são planejadas pelas nossas próprias forças e a área de equipamento também está evoluindo constantemente, sem escassez."

A autoridade também ressaltou a cada vez maior autossuficiência das forças de segurança do país para lidar com ameaças.

"A grande mudança agora é que estamos sobre os nossos próprios pés, ou seja, 96% da guerra que planejamos e sua execução é [feita] por nós mesmos, e foi criada uma capacidade entre as forças de defesa e segurança, o que é uma grande mudança", acrescentou.

Os comentários do vice-ministro se dão enquanto surgem notícias de que os EUA planejam reduzir seu contingente militar no Afeganistão dos 4.500 militares para 2.500.

A retirada gradual das forças militares americanas do território afegão é uma das condições do acordo assinado entre Washington e o Talibã em fevereiro deste ano.

'Erro do Talibã'

Falando sobre a estratégia de combate do Talibã, Miakhel acrescentou:

"A primeira [questão] é que o Talibã cometeu um erro de cálculo. O cálculo foi que o Talibã disse: 'Se intensificarmos a guerra, derramarmos mais sangue, conseguiremos mais concessões na mesa de negociações'., disse o vice-ministro, quando perguntado o que poderia explicar o recente aumento dos ataques.

Apesar das conversações entre Cabul e a organização terrorista, os ataques do Talibã ainda ocorrem no país.

Comentar