França pretende reforçar helicópteros Tiger com novo míssil ar-terra

Florence Parly, ministra das Forças Armadas da França anunciou que a empresa de defesa MBDA vai desenvolver um novo míssil ar-superfície para os helicópteros de ataque Tiger do Exército francês.
Sputnik

A MBDA foi selecionada após oferecer à Direction Générale de l’Armement (DGA) seu conceito MHT/MLP (Missile Haut de Trame/Missile Longue Portée), baseado nas tecnologias do MMP de médio alcance, o primeiro míssil de combate terrestre de 5ª geração a entrar em serviço em todo o mundo.

Os franceses esperam encomendar 500 mísseis MHT, ainda neste ano, como parte de seu programa de atualização do Tiger, que deverá contar com melhor proteção balística, maior peso de decolagem e capacidade de operar em ambientes quentes, até 2024.

França pretende reforçar helicópteros Tiger com novo míssil ar-terra

O MHT/MLP é caracterizado por sua alta eficácia operacional, além de pesar 20% menos do que outros mísseis em sua categoria, o que pode elevar a capacidade de combustível do Tiger, segundo o Asian Times.

Estes mísseis possuem mais de oito quilômetros de alcance e contam com uma ogiva de múltiplos efeitos capaz de lidar com uma grande diversidade de alvos.

"O míssil MHT/MLP combina novas tecnologias, desenvolvidas com o apoio da DGA, com os componentes testados e comprovados do MMP, tornando [o projétil] em um gerador de efeitos na vanguarda dos mísseis táticos de combate terrestre atuais", comentou o CEO da MBDA, Eric Béranger.

Os novos mísseis podem ser usados tanto de dia quanto durante a noite, contando com um link de dados bidirecional que envia imagens do buscador optrônico visível e infravermelho de alta resolução do míssil de volta ao operador.

Comentar