Tempestade Iota chega à América Central e autoridades temem pelo pior

Tempestade tropical Iota deve se tornar um "furacão intenso", disseram as autoridades. Neste sábado (14), o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, desabafou: "Esperamos que Deus nos ajude".
Sputnik

Observadores meteorológicos afirmaram neste sábado (14) que a tempestade tropical Iota vai chegar à América Central nos próximos dias com ventos de mais de 65 km/h. Diante do aviso, autoridades locais começaram a evacuar a população nas áreas vulneráveis ​​ao ciclone, escreve a Reuters.

O Iota chega à América Central poucos dias após a passagem da tempestade Eta, que deixou mais de 110 mortos, dezenas de milhares de desabrigados e evacuados, e destruiu a infraestrutura em praticamente toda a região.

"O fortalecimento constante a rápido deve começar hoje à noite (14) ou domingo (15), e a previsão é de que Iota esteja muito próximo de um forte furacão", disse o National Hurricane Center, dos Estados Unidos.

"[A tempestade vai trazer] ventos perigosos, ondas de tempestades e impactos das chuvas na região", conclui o comunicado.

A entidade com sede em Miami estimou que Iota vai se mover pelo centro do Mar do Caribe nos próximos dias e vai entrar na segunda-feira (16) pelo Cabo Gracias a Dios, localizado entre a Nicarágua e Honduras. Em ambos os países, as evacuações preventivas de residentes já estão em andamento.

Há cerca de sete dias, o Eta deixou cerca de 65 mil pessoas em estado incomunicável em Honduras. 

​Outro país que foi duramente atingido pela passagem do furacão Eta foi a Guatemala, onde uma montanha desabou sobre a cidade de Quejá, enterrando dezenas de pessoas vivas. Dada a impossibilidade de encontrar os presos sob metros de lama e pedras, a área será declarada cemitério.

Medo e preocupação

O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, falou neste sábado (14) sobre a sua preocupação com a aproximação da tempestade Iota.

​A partir desta quarta-feira (18), é esperado o aumento das chuvas devido à nova tempestade tropical Iota. Por isso, mobilizamos todos os recursos para atender as comunidades que já foram afetadas pela Eta.

"Estamos preocupados com a faixa transversal, que é a área de Alta Verapaz, Quiché. Estamos preocupados, acreditamos que são as áreas onde poderíamos ter o maior impacto. Em Izabal vai chover muito", disse Giammattei.

Em Honduras, onde o Eta deixou 64 mortos e oito desaparecidos, o presidente Juan Orlando Hernández apelou à população que vive em áreas de risco para que se refugiasse nos abrigos mais próximos.

"A tempestade Iota está colocando nossas vidas e nossa economia em alto risco novamente", disse o presidente.

Tempestade Iota chega à América Central e autoridades temem pelo pior
Comentar