Cientistas russos encontram mais de 15 compostos promissores para tratamento da COVID-19

Cientistas do Centro Estatal de Pesquisa de Virologia e Biotecnologia Vektor descobriram vários compostos que possuem atividade antiviral e são promissores para a criação de medicamentos contra a COVID-19.
Sputnik

O Centro Vektor está avaliando a eficácia de medicamentos antivirais registrados no território da Rússia, e de outros medicamentos terapêuticos e de novos compostos. A pesquisa ajudará a perceber que substâncias poderão ser usadas para tratamento do coronavírus.

Mais de 500 medicamentos terapêuticos foram analisados e cerca de 15 compostos promissores foram encontrados, afirmou a assessoria de imprensa do Serviço Federal de Defesa dos Direitos dos Consumidores e Bem-Estar Humano à Sputnik.

"Até agora, foi feita a avaliação de características antivirais de mais de 500 medicamentos terapêuticos potenciais. A pesquisa é realizada em várias fases, inclusive o estudo de características em experimentos in vitro [em culturas celulares] e in vivo [em animais de laboratório]. Mais de 15 compostos foram descobertos, possuindo atividade antiviral acentuada e perspectividade para a criação de medicamentos contra COVID-19", segundo comunicado.

A Rússia registrou em 11 de agosto a primeira vacina contra a COVID-19 Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. Em 14 de outubro foi registrada a segunda vacina russa contra coronavírus EpiVacCorona, desenvolvida pelo Centro Vektor.

Comentar