Notícias do Brasil

Kaspersky faz alerta mundial por causa de potente vírus cibernético brasileiro

O vírus cibernético brasileiro Ghimob, que ataca aplicativos para celular, se espalhou para seis países, alertou em comunicado nesta terça-feira (10) a empresa russa de segurança cibernética Kaspersky Lab.
Sputnik

"O novo código malicioso Ghimob que hackers usam para espionar suas vítimas apareceu em Paraguai, Peru, Portugal, Alemanha, Angola e Moçambique", informou a Kaspersky no comunicado.

O vírus engana a vítima por meio de uma mensagem de e-mail quando é aberta no celular, na qual é oferecida ajuda para pagamento de dívidas e exibido um link para ela saber os detalhes. Ao clicar no link, o arquivo malicioso é baixado e infecta o dispositivo móvel. Assim, os cibercriminosos podem realizar,  remotamente, transações fraudulentas.
Kaspersky faz alerta mundial por causa de potente vírus cibernético brasileiro

"O Ghimob pode espionar 153 aplicativos para celular, geralmente de bancos, empresas financeiras e plataformas de criptomoeda", alertaram os analistas da Kaspersky.

A empresa de segurança aconselha organizações financeiras a rastrear novos malwares, melhorar o processo de autenticação, aplicar tecnologias antifraude e usar análises de ameaças para reduzir a probabilidade de ataques de cavalos de Troia como este.
Comentar