Putin demite ministros dos Transportes e do Meio Ambiente

Nesta segunda-feira (9), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, demitiu os ministros dos Transportes, Evgeny Ditrich, e do Meio Ambiente, Dmitry Kobylkin.
Sputnik

"O presidente da Federação da Rússia, [Vladimir] Putin, assinou um decreto de liberação de Dmitry Kobylkin do gabinete do Ministério do Meio Ambiente [...] bem como de Evgeny Ditrich do gabinete do Ministério dos Transportes", informou o Kremlin.

Além dos dois ministros, Vladimir Yakushev, ministro da Construção, Habitação e Serviços Públicos da Rússia, também foi demitido.

O decreto assinado pelo presidente russo entra em vigor no dia da assinatura.

Putin demite ministros dos Transportes e do Meio Ambiente

O primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, pediu para que a Duma Federal confirmasse como novo ministro dos Transportes o diretor-executivo da companhia aérea Aeroflot, Vitaly Saveliev, para a chefia do Ministério dos Recursos Naturais e Ecologia, Aleksandr Kozlov, e para a chefia do Ministério da Construção, Habitação e Serviços Públicos da Rússia, Irek Faizullin.

O premiê russo também indicou a nomeação como vice-primeiro-ministro, Aleksandr Novak, que é atual ministro da Energia, sendo substituído por Nikolai Shulginov, atual diretor da RusHydro.

Anteriormente, Putin assinou uma lei constitucional, onde especifica o novo procedimento de formação do governo.

De acordo com a nova lei constitucional, o presidente da Rússia poderá nomear o chefe de gabinete apenas depois da candidatura ser confirmada pela Duma Federal.

Ao mesmo tempo, caso a candidatura seja recusada três vezes, o presidente poderá nomear o chefe do gabinete por conta própria.

Comentar