O que torna caça russo Su-35 superior ao americano F-22? Mídia norte-americana explica

Mais de uma década após o seu lançamento, o Su-35 continua sendo o melhor caça da Rússia, rivalizando com muitos de seus homólogos ocidentais de quarta geração.
Sputnik

Inicialmente concebido como uma solução provisória para preencher as necessidades de superioridade aérea da Rússia até à entrada em serviço do Su-57 de quinta geração, o Su-35 provou ser um caça altamente formidável por si só. A diferença de desempenho inicial entre o próximo Su-57 e o atual Su-35 deve ser relativamente pequena, especialmente até que o primeiro comece a ser fornecido com seus novos motores Izdeliye-30, segundo o The National Interest.

Origens do caça Su-35

Assim como muitos dos principais projetos militares que sobreviveram à caótica transição da União Soviética para a Federação da Rússia, o Su-35 tem uma longa e complexa história de desenvolvimento.

Na década de 1980, a indústria aeronáutica soviética começou a projetar um Su-27 atualizado com novos aviônicos, motores e melhorias aerodinâmicas. Este novo caça entrou em produção em 1988 como "Su-27M", mas foi renomeado como "Su-35" mais tarde. O projeto foi paralisado por falta de financiamento após o colapso soviético, sendo sua produção interrompida em 1995, com apenas três modelos de série produzidos.

O que torna caça russo Su-35 superior ao americano F-22? Mídia norte-americana explica

O Su-35 que a Força Aérea da Rússia opera hoje é, na verdade, chamado Su-35S, tecnicamente um caça diferente, resultado do esforço de modernização no início dos anos 2000, com o objetivo de estreitar a lacuna técnica emergente entre aeronaves soviéticas envelhecidas e caças ocidentais de quarta geração.

Capacidades e conquistas no campo de combate

O novo Su-35 entrou em produção em série em 2007, após ter sido enviado com uma grande revisão da aviônica, incluindo um sistema de controles de voo por comando eletrônicos (fly-by-wire), o radar de matriz de fase IRBIS-E e um sistema de busca e rastreamento infravermelho (IRST, na sigla em inglês).

Desde então, tem vindo a exibir uma série de características de design marcantes. Por exemplo, os seus motores Saturn AL-41F1S suportam supercruzamento, ou seja, a capacidade de sustentar o voo supersônico sem o uso de pós-combustores. De igual modo, o Su-35 também possui um conjunto de contramedidas eletrônicas ofensivas (ECM, na sigla em inglês), podendo bloquear o AIM-120 AMRAAM do F-16 e mísseis aéreos semelhantes.

Porém, onde o Su-35 realmente se destaca é quando posto diante competidores como o F-22 Raptor, onde as suas capacidades de carga e versatilidade, ostentando um amplo conjunto de armas espalhados por 12 hardpoints colossais, que não passam despercebidos.

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O que separa, na verdade, o Su-35 de muitos caças de superioridade aérea posicionados de forma semelhante, é o fato do primeiro poder cumprir competentemente funções de ataque em solo caso seja necessário, apoiando um vasto catálogo de bombas guiadas por satélite, laser e TV, além de alguns dos mais recentes mísseis ar-terra e antinavio.

Durante a intervenção russa na guerra civil da Síria, por exemplo, o caça em questão não só desempenhou amplamente um papel de dissuasão aérea, como também bombardeou posições de militantes em várias ocasiões durante todo o conflito.

Considerando seu desempenho consistentemente impressionante, custo-benefício e versatilidade de funções, é improvável que Moscou tente eliminar por completo o Su-35, mesmo com dezenas de Su-57 produzidos em série sendo projetados para entrar em serviço nas próximas décadas.

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