Notícias do Brasil

Invasão de computadores no STJ? PF diz que vai apurar

Todas as sessões de julgamento, virtuais ou por videoconferência, estão suspensas. Sistema do STJ está fora do ar desde terça-feira (3).
Sputnik

Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter informado na quarta-feira (4) que seu sistema de informática foi alvo de um ataque hacker, a Polícia Federal confirmou nesta quinta-feira (5) que vai instaurar inquérito para apurar a denúncia.

As informações foram publicadas no portal G1.

Na terça-feira (3), os técnicos verificaram uma falha no sistema interno de proteção da rede. Depois, viram que o erro ocorria no acesso ao ambiente virtual onde estão hospedados quase todos os sistemas do STJ.

​Segundo o STJ, logo após a descoberta, foram identificadas novas tentativas de ataque.

De acordo com comunicado da Polícia Federal, a entidade iniciou uma investigação para apurar a denúncia feita pelo STJ. "As diligências iniciais da investigação já foram adotadas, inclusive, com a participação de peritos da instituição", informou a PF.

"Eventuais fatos correlatos poderão ser apurados na mesma investigação, que está em andamento na Superintendência Regional da Policia Federal no Distrito Federal", acrescentou a corporação.

Presidente do STJ, o ministro Humberto Martins comunicou que todas as sessões de julgamentos foram suspensas até que a área técnica consiga restabelecer a segurança no sistema.

Comentar