Placa rara de igreja do tempo românico é encontrada na Bósnia e Herzegovina (FOTO)

A placa do século IX pertenceu a um dos raros exemplares de igrejas do tempo românico na região. Além das igrejas, foram encontradas 24 lápides e 42 sepulturas.
Sputnik

Uma placa da divisória de um altar, pertencente aos vestígios da Igreja de São Pedro do século IX, foi encontrada no sítio arqueológico de Crkvina, no concelho de Ravno, na Bósnia e Herzegovina. A placa contém um interessante motivo cristão – pássaros com auréola e relevo no friso.

Segundo a arqueóloga Snjezana Vasilj, trata-se de um sítio românico, pois a igreja mais antiga tem três absides, ou seja, como as igrejas originais daquela época:

"Ficamos surpresos, porque encontramos uma das raras lajes da partição do altar, que foi um dia parte da construção de uma igreja românica. Essa igreja acabou se tornando a igreja mais antiga do século IX, época do [estilo] românico. É importante destacar que destas três igrejas, pertencentes à época da igreja românica, essa [igreja de São Pedro] é única na Bósnia e Herzegovina. Além daqui, existem mais duas na Croácia", disse o arqueólogo, segundo publicação do site Sarajevo Times.

A arqueóloga cita as três igrejas, pois, neste mesmo local, ao longo da história, cinco igrejas foram construídas. Em especial, o sítio arqueológico é reconhecido pelos restos de duas igrejas principais, a de São Pedro e de São Petka. Além delas, uma necrópole incluindo 24 lápides, que são chamadas de Stecaks, também foi descoberta.

"No primeiro momento achávamos que havíamos encontrado duas igrejas, mas depois encontramos cinco. É um lugar grande com 42 sepulturas escavadas, tanto nas sepulturas da igreja quanto ao redor delas", conta Vasilj.

O sítio foi palco de pesquisa arqueológica pela primeira vez em 1957, quando pesquisadores da Universidade de Mostar analisaram a região. Agora, desde 2016, a equipe do arqueólogo Vasilj está explorando os vestígios históricos com apoio da Câmara Municipal de Ravno.

Placa rara de igreja do tempo românico é encontrada na Bósnia e Herzegovina (FOTO)
O lugar onde se encontra o que restou das igrejas se tornou monumento nacional da Bósnia e Herzegovina. Após a conservação, está prevista a construção de um museu no local.

Embora seja muito cedo para tirar conclusões sobre o tempo de construção da igreja e suas fases de construção, os achados arqueológicos confirmam que se trata de um local complexo com longa continuidade de vida, provavelmente desde o final da Antiguidade até o início da Idade Média.

Comentar