Reino Unido eleva nível de alerta de terrorismo no país

O Reino Unido elevou nesta terça-feira (3) o nível de alerta de terrorismo no país para "severo".
Sputnik

Ataques terroristas em toda a Europa têm aumentado nas últimas semanas, com pelo menos cinco pessoas mortas na última segunda-feira (2) perto de uma sinagoga de Viena, bem como vários ataques na França em outubro.

O nível de ameaça terrorista do Reino Unido foi elevado de "substancial" para "severo", o que significa que um ataque é considerado "altamente provável".

De acordo com a secretária do Interior, Priti Patel, a medida é uma "precaução" e não representa uma resposta a qualquer ameaça específica.

​A mudança do nível de alerta de terrorismo do Reino Unido acontece um dia após um grupo de pessoas abrir fogo no centro de Viena, perto de uma sinagoga, deixando pelo menos cinco mortos e 22 feridos. Após o ataque na capital austríaca, o primeiro-ministro Boris Johnson disse que ficou "profundamente chocado".

Na semana passada, três pessoas foram mortas em um ataque com faca em Nice, na França. No último sábado (31), um padre ortodoxo foi baleado na cidade francesa de Lyon.

O nível de ameaça terrorista no Reino Unido tem sido "substancial" desde novembro de 2019, depois de ter sido reduzido de "severo" pela primeira vez em cinco anos.

Comentar