Índia busca equilibrar poder de fogo ao longo da fronteira com China e oceano Índico

A Índia pretende elevar o poder de fogo de suas forças militares nas fronteiras do norte com a China e na região crítica do oceano Índico.
Sputnik

Durante uma recente conferência de comandantes do Exército, o país debateu a "reorientação das forças" ao longo das fronteiras norte e oeste, com desafios operacionais ao longo da Linha de Controle Real (LAC, na sigla em inglês) de 3.488 quilômetros.

Com isso, os indianos pretendem "enfrentar a ameaça" chinesa, contando com uma Força Aérea e uma Marinha mais fortes e capacitadas.

"O reequilíbrio das fronteiras terrestres com o Paquistão para a LAC e o domínio marítimo está ocorrendo gradualmente há alguns anos. Mas Ladakh acelerou todos os planos", afirmou um alto oficial.

Além disso, o oficial afirmou que a Índia pretende realizar a "implantação permanente" de brigadas de infantaria adicionais e regimentos blindados no leste de Ladakh e o aumento dos níveis de força e infraestrutura nos territórios insulares do leste e oeste, segundo o jornal The Economic Times.

Índia busca equilibrar poder de fogo ao longo da fronteira com China e oceano Índico

Os indianos já enviaram três divisões adicionais, com aproximadamente 12.000 soldados cada, ao leste de Ladakh desde maio, juntamente com tanques, obuseiros e baterias de mísseis terra-ar.

Apesar do planejamento, o reequilíbrio operacional indiano é limitado pelas restrições orçamentárias, que se tornam um fator limitante. Contudo, o governo do país tenta encontrar uma solução para o caso, através da locação de equipamentos e plataformas militares, reduzindo assim os custos e atrasos de capital inicial.

Apesar dos esforços em conter as despesas desnecessárias, o país reconhece que a "elevação das forças" e o "desenvolvimento da infraestrutura militar" exigirão financiamento sustentado nos próximos anos.

Comentar