França vai reforçar controle fronteiriço ante ameaça terrorista

A França vai aumentar o controle de suas fronteiras após recentes ataques terroristas, declarou o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin.
Sputnik

Ao mesmo tempo que qualificou como falsa a teoria de que todos os estrangeiros são terroristas, Darmanin afirmou nesta sexta-feira (2) ao canal BFM TV: "Vamos controlar mais [as fronteiras], apresentei a proposta ao presidente e ao primeiro-ministro durante o último conselho de defesa."

O ministro recordou que dos 30 terroristas identificados recentemente no país, 22 são cidadãos franceses.

"O terrorismo não tem relação com a nacionalidade ou cor de pele [...] O que nós combatemos é a ideologia islamista", destacou o titular do Interior.

Também informou que pediu aos prefeitos franceses que coloquem em centros de detenção temporária todos os estrangeiros envolvidos na radicalização e que se encontram fora do campo legal na França. Segundo ele, em um mês a república expulsou 16 estrangeiros suspeitos de radicalização.

França vai reforçar controle fronteiriço ante ameaça terrorista
Entretanto, a autoridade disse que vai "realizar uma visita à Rússia nos próximos dias", segundo o canal, agregando que recentemente se reuniu com o embaixador russo no país europeu, Aleksei Meshkov.

Com o diplomata foi discutida a possibilidade de extraditar diversos indivíduos radicalizados de nacionalidade russa.

O presidente francês, Emmanuel Macron, qualificou o ataque com faca em Nice como um ato terrorista e anunciou que vai fortalecer a proteção de locais de administração de cultos religiosos e escolas.

Comentar