Japão considera implantar sistema antimíssil Aegis em navio e não em terra, diz mídia

O Japão está considerando utilizar um navio de grande tonelagem como alternativa à instalação em terra do sistema antimíssil dos EUA Aegis, a fim de conter as ameaças de mísseis da Coreia do Norte.
Sputnik

Fontes do governo japonês afirmaram ao jornal  The Japan Times que o Ministério da Defesa está estudando a utilização de um navio de 9.000 toneladas para nele instalar o sistema Aegis, cuja implantação em terra foi descartada.

O país asiático deverá tomar uma decisão em meados de novembro, após receber o relatório provisório de duas empresas privadas que estão avaliando o assunto.

O Ministério da Defesa do país considera duas opções possíveis: a remodelação de navios do setor privado para implantar neles o sistema Aegis e a construção de navios destinados ao sistema.

Japão considera implantar sistema antimíssil Aegis em navio e não em terra, diz mídia

Apesar do plano japonês, fonte do Ministério acredita que o país esteja adotando uma "medida desesperada" devido à repentina decisão de interromper o programa original.

O sistema Aegis baseado em terra era originalmente destinado a ajudar a reduzir a carga de trabalho da Força Marítima de Autodefesa do Japão (MSDF, na sigla em inglês), já que a instituição está com o contingente reduzido.

Especialistas em defesa no país acreditam que a opção de um grande navio não fornecerá ao Japão o mesmo nível de segurança, já que uma plataforma em alto mar estaria em risco devido às condições climáticas, enquanto outros questionam os custos para o país que essa opção poderia representar.

Comentar