Meteorito encontrado no deserto do Saara evidenciou água em Marte há 4,4 bilhões de anos

O estudo de um dos meteoritos marcianos mais antigos existentes na Terra permitiu evidenciar a possível presença de água em Marte há 4.4 bilhões de anos.
Sputnik

De acordo com o estudo publicado na Science Advances, os meteoritos NWA 7533 e NWA 1034, encontrados no deserto do Saara em 2012 e procedentes de Marte, são uma mistura de diferentes fragmentos de rochas e se formaram há 4,4 bilhões de anos, os mais antigos já conhecidos.

A Universidade de Tóquio realizou uma análise em uma amostra do NWA 7533, conhecido como "beleza negra" por sua cor escura.

Meteorito encontrado no deserto do Saara evidenciou água em Marte há 4,4 bilhões de anos

Estas amostras foram submetidas a diferentes análises, que detectaram impressões químicas, informa o professor Takashi Mikouchi.

Com isso, a equipe acredita que "provavelmente" o planeta continha água há aproximadamente 4,4 bilhões de anos, ao invés dos 3,7 bilhões estimados pelos cientistas anteriormente.

"Os clastos ígneos, ou rocha fragmentada, no meteorito são formados a partir do magma e são geralmente causados por impacto e oxidação", afirmou Mikouchi.

A oxidação poderia ter ocorrido se houvesse "presença d'água dentro ou sobre a crosta marciana há 4,4 bilhões de anos durante um impacto que tivesse provocado o derretimento de parte da crosta".

Além disso, o estudo também sugere que o impacto teria liberado uma grande quantidade de hidrogênio, o que teria contribuído para o aquecimento planetário em um momento em que o Planeta Vermelho já tinha uma grossa atmosfera isolante de dióxido de carbono.

A descoberta poderia ajudar aos pesquisadores a responderem à questão do surgimento d'água, bem como de fatores que poderiam influenciar nas teorias sobre a origem da vida e exploração da vida para além da Terra.

Comentar